Escola Estadual Professor José Henrique de Paula e Silva
Diretoria de Ensino de Santo André- São Paulo
Projeto: Zoo de São Paulo, a procura de novas percepções.
Visita á Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Olá queridos alunos, no dia
11 de outubro estaremos no Zoo de São Paulo para a nossa pesquisa de campo.
Vocês deverão entregar em grupo de até
quatro alunos o roteiro a seguir conforme instruções:
No dia da visita vocês
deverão escolher um animal a pesquisar no Zoo, onde deverão responder a seguinte
ficha de observação:
·
Nome
do animal:
·
Que
classe esse animal pertence?
·
Como
é o seu habitat natural?
·
Qual
bioma ele pertence?
·
Como
é revestido o seu corpo?
·
Como
é sua alimentação?
·
Como
ele se reproduz?
·
Como
se locomove?
·
Qual
seu país de origem?
·
Este
animal apresenta risco de extinção?
·
Quantos
destes animais você conseguiu visualizar no Zoo?
·
Quantos
desse animal existem aproximadamente no mundo?
Não
se esqueçam de anotar também por quais lugares passou, por exemplo: “A partir
da Alameda Principal passamos pela Alameda dos elefantes, depois pela Alameda
das Girafas”... e assim por diante. Anotar também o que viram em cada espaço
visitado. Neste link temos o mapa do Zoo , o qual você poderá imprimir para
facilitar: http://foradecasa.files.wordpress.com/2009/03/mapa-zoo-sao-paulo-sp.jpg.
Dentro do Zoo este mesmo mapa é vendido.
No dia 25 de outubro o trabalho deverá ser
entregue para o professor que estiver na primeira aula do dia DIGITADO, com fonte Arial 12, texto
justificado e numero de página na parte inferior direita. As imagens do
animal escolhido deverão ter legendas, e o trabalho deverá ter: Capa, sumário,
conclusão e bibliografia.
Modelo de Capa:
Escola Estadual Professor José Henrique de Paula e Silva
Diretoria de Ensino de Santo André- São Paulo
Projeto: Zoo de São Paulo, a procura de novas percepções.
Pesquisa de Campo
á Fundação Parque
Zoológico de São Paulo
Nome do aluno:
Série:
Prof.ª Elaine F. L. Toledo
Disciplina de Ciências
Santo André, Outubro
de 2012.
Sumário: Elemento
obrigatório, que consiste na enumeração das principais divisões, seções e
outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia que aparecem no texto,
acompanhadas do respectivo número da primeira página da correspondente divisão.
Modelo
de Sumário:
Sumário:
Introdução............................................03
Desenvolvimento.................................04
Curiosidades........................................05
Conclusões..........................................06
Referencias
Bibliográficas...................07
1 Introdução :Parte inicial
do texto, que contém a delimitação do assunto tratado.
2 Desenvolvimento :
Consiste basicamente na descrição
da pesquisa de campo através da coleta de dados (através da ficha de
observação) e pesquisa na internet e livros, visando enriquecer posteriormente
o trabalho.
3 Curiosidades :
Fatos curiosos e interessantes sobre o animal pesquisado
4 Conclusões:
Parte final do texto, onde ha discussão dos resultados esperados com a
pesquisa e deve ser feita por cada integrante do grupo.
5 Referências Bibliográficas:
Elemento obrigatório, que consiste na relação das obras consultadas e
citadas no texto, de maneira que permita a identificação individual de cada uma
delas. As referências devem ser organizadas em ordem alfabética obedecendo ao
sistema autor-data.
Livro
Regra geral:
Exemplo:
SOBRENOME, Prenome(s)
do(s) autor(es). Título da obra: subtítulo. Edição. Local: Editora, data
de publicação. Paginação. Série. Notas. ISBN.
No caso de dois ou três autores
deve-se usar um ponto e vírgula (;) para separá-los. Caso sejam mais de três
usa-se a expressão latina “et al”.
Exemplos:
CARVALHO, Anna Maria
Pessoa de (Coord.). Ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
158 p. (Coleção ideias em ação).
CARABETTA JUNIOR, Valter; LIMA,
Geni de Magalhães. Ciências naturais: uma viagem fantástica. São Paulo:
Quinteto Editorial, 1999.
Documento eletrônico
Regra geral:
Exemplo:
SOBRENOME, Prenome(s)
do(s) autor(es). Título da obra: subtítulo. Edição. Local: Editora, data
de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês
abreviado ano
BRASIL. Ministério da
Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico. Anexo V da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País. Iniciação
Científica Júnior - ICJ - Norma Específica. 2006. Disponível em:
<http://www.cnpq.br/norms/rn_06_017_anexo5.htm>. Acesso em: 28 dez. 2006.
Bom trabalho! Prof.ª
Elaine
"A ciência nos traz
conhecimento; a vida, sabedoria." (Will Durant)
Durante a pesquisa de campo os alunos puderam vivenciar diretamente o mundo animal e suas interações, muitas fotos foram tiradas deste projeto , o qual foi motivo de muita conversa sobre tudo o que viveram neste dia especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário